A
escola só promete às crianças e aos adolescentes o futuro.
Historicamente,
as atividades escolares são desenvolvidas tendo como meta preparar o discente
para a ocupação de seu lugar na sociedade do futuro. Perguntamo-nos, então:
Por
que não nos preocuparmos com o presente?
Não
devemos prometer um futuro que não podemos garantir.
Vivemos atualmente em uma sociedade que apresenta algumas
peculiaridades. O acúmulo de informações é mais intenso a cada dia que passa.
As informações, rapidamente, tornam-se obsoletas, a cada nova descoberta, a
cada nova criação. Diariamente, precisamos renovar nossos conhecimentos, para
não corrermos o risco de estarmos desatualizados. Durante o período em que o
aluno permanece na educação básica (no mínimo doze anos de educação formal),
algumas profissões deixam de existir ou perdem a demanda social e muitas novas
outras profissões são criadas para atender às novas necessidades do mercado.
Se não podemos garantir o futuro, por que não começamos educando para a realidade de hoje?
Nenhum comentário:
Postar um comentário