segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

A escola só promete o futuro. E o presente?

A escola só promete às crianças e aos adolescentes o futuro.

Historicamente, as atividades escolares são desenvolvidas tendo como meta preparar o discente para a ocupação de seu lugar na sociedade do futuro. Perguntamo-nos, então:

Por que não nos preocuparmos com o presente?
Não devemos prometer um futuro que não podemos garantir.

Vivemos atualmente em uma sociedade que apresenta algumas peculiaridades. O acúmulo de informações é mais intenso a cada dia que passa. As informações, rapidamente, tornam-se obsoletas, a cada nova descoberta, a cada nova criação. Diariamente, precisamos renovar nossos conhecimentos, para não corrermos o risco de estarmos desatualizados. Durante o período em que o aluno permanece na educação básica (no mínimo doze anos de educação formal), algumas profissões deixam de existir ou perdem a demanda social e muitas novas outras profissões são criadas para atender às novas necessidades do mercado.

Se não podemos garantir o futuro, por que não começamos educando para a realidade de hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário